sábado, 17 de novembro de 2012

Astronauta Magnetar

Na estreia do selo Graphic MSP, Danilo Beyruth, sob a edição de Sidney Gusman, reformula um dos personagem clássico de Maurício de Souza, o Astronauta. A proposta da obra, bem como de todo o selo, é lançar um olha diferente sobre os personagens clássicos da editora e, nessa edição, acompanharemos a expedição de Astronauta rumo a Magnetar, uma espécie de asteroide, local em que vai em busca de novos conhecimentos. Ocorre que se trata de um lugar muito instável e perigoso, fazendo que a nave de Astronauta quebre, impedindo sua saída.

É inegável que se trata de uma grande iniciativa da Editora Maurício de Souza, o mercado de quadrinhos nacionais carece muito de grafic novels de banca. Há muito autores que lançam material para livrarias, contudo eles atendem a um público pequeno, muito menor ao que frequentam bancas de jornais. Sendo assim, somente a iniciativa de lançar essa obra nesses lugares já seria o suficiente para a obra ser notável.

A obra em si também é ótima, destacando-se pela suas qualidades artísticas. O trabalho de Betruth com o personagem é muito bom, trazendo conflitos existenciais para a aventura principal. A temática da solidão é a mais evidente, todavia o autor também toca em assuntos tão interessantes quanto, como relações familiares e sanidade.

Os desenhos também estão a cargo de Beyruth e eles não ficam atrás. Pelo menos uma página já é antológica: a que retrata a passagem do tempo. A repetição da rotina de Astronauta em quadros cada vez menores é magnífica, trabalho para se admirar por vários minutos.

O maior porém da obra fica com o seu final. Por motivo que até agora desconheço, seja por razões de prazo e limite de páginas, o final ficou muito abrupto. No momento que sua história alcançava seu ponto mais alto e decisivo, a solução encontrada foi resumida praticamente em um quadro, o último. Fica a impressão que ele poderia ser mais desenvolvido.

Contudo, não há nada que prejudique a qualidade da obra como um todo, sendo altamente recomendado para qualquer apreciador de quadrinhos, principalmente para aqueles apegados aos personagens de Maurício de Souza.

Astronauta Magnetar
**** (7,5)
Editora MSP / Panini Comics (Outubro de 2012)
Roteiro e Arte: Danilo Beyruth
Cores: Chris Peter

Nenhum comentário:

Postar um comentário