sexta-feira, 30 de novembro de 2012

[Review] Face Oculta #1 - Os Saqueadores do Deserto

No final do século 19, a Itália possuía ambições expansionistas e voltava a sua atenção para a África, mais precisamente para a Etiópia. Com a assinatura do tratado de Wuchale, as duas nações pretendiam iniciar uma próspera colaboração entre si. No entanto, interesses escusos ansiavam para que a situação se revertesse e uma guerra eclodisse na região.

É neste cenário que o jovem Ugo Pastore e seu pai são levados a participar ativamente deste intrincado e fatídico período da expansão colonialista da Itália. Para complicar, o surgimento de um homem sagrado arrebanhando uma legião de soldados e seguidores por todo o território da Etiópia pode levar a um desfecho sangrento. Ele usa uma máscara prateada e é um elemento imprevisível no já efervescente cenário da região.

Comentários | Face Oculta (Volto Nascosto, no original) trata-se de uma série dividida em 14 volumes criada por Gianfranco Manfredi (criador de O Mágico Vento) lançada em outubro de 2007 na Itália pela Sergio Bonelli Editore. 

O protagonista da história é Ugo Pastore, filho de um bem sucedido comerciante italiano que vai até a Etiópia fazer negócios com a corte regente. Lá, o garoto começa a se indignar com as péssimas condições sociais da colônia, comportamento esse que acaba chamando a atenção do líder dos rebeldes locais, Face Oculta. Manfredi aproveita esse contexto para lançar uma ácida visão crítica sobre o sistema colonial italiano, de forma que não se poupa de retratar as mazelas que cercaram a ocupação. O próprio Manfredi na introdução da edição explica que o contexto histórico é verídico e a ficção se apoiou bastante nisso. 

De fato, o cenário geopolítico por trás da ocupação italiana à Etiópia é muito importante para a trama. Fatos como o expansionismo italiano durante o século XIX e o Tratado de Wuchale (que lançou as bases para a cooperação comercial entre os dois países) são essenciais para a construção da história. 

A opção da Panini de lançar a série agora no Brasil é ótimo para o mercado de bancas, posto que ele carece de material de qualidade fora do eixo EUA-Brasil. Além disso, trata-se de uma história singular, que envolve política e ação, coisa muito pouco abordada nos quadrinhos. O cenário também não deixa de ser interessante: a Etiópia. É um barato ver a retratação da corte italiana, dos desertos e das cidades coloniais, formando um conjunto de elementos que enriquecem ainda mais a história e os personagens. 

A trama é repleta de diálogos interessantes, especialmente um em que Ugo explica para “Face Oculta” a história da origem de Roma (aquela mesma do Rômulo e Remo). Além de toda a tensão que envolvia a passagem, impressiona a forma como essa história vai se relacionar com o transcorrer da cena. Nos diálogos ainda é possível extrair aspectos da cultura de repressão e descaso das autoridades italianas para com os nativos. Durante tais passagens, praticamente assumimos o ponto de vista de Ugo, e junto com ele o leitor se horroriza com todo o cenário existente. Ao contrário do que poderia se esperar, Manfredi se manteve afastado de uma abordagem maniqueísta do conflito, de modo que o colonizador seria o mau e os nativos bons. Nada disso. Os rebeldes, por exemplo, usam de métodos bastante questionáveis como forma de resistência. Enfim, a reflexão nesse ponto pode partir para as mais diversas abordagens. 

O resultado foi uma história ágil, interessante e com uma arte bem feita de Goran Parlov (Nação Fora-da-Lei, de Jamie Delano). A edição feita pela Panini é muito boa, ao passo que se valeu de um formato diferenciado (16 x 21 cm), capa cartão, miolo papel off-set (diferentemente do papel jornal geralmente usado nos fumetti), bem como de uma introdução escrita pelo próprio Giancarlo Manfredi que serve como uma espécie de carta de intenções para a série. 

A única reserva no momento é a indefinição da Panini quanto a periodicidade do título, cuja segunda edição já foi recentemente confirmada pela editoria da Panini. Fica então a torcida para que o título tenha sucesso e o ritmo de publicação se mantenha, pois Face Oculta se revelou como uma das melhores revistas periódicas lançadas atualmente pela editora no momento, talvez junto com o mangá Monster e o mix Vertigo


Face Oculta #1 – Os Saqueadores do Deserto 
Volto Nascosto #1 - Eu predoni del deserto
**** (8,5)
Sergio Bonelli Editore | outubro de 2007
Panini Comics | novembro de 2012
Roteiro: Gianfranco Manfredi
Arte: Goran Parlov
Capa: Massimo Rotundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário