quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

[Maratona Sandman] Sandman #11

Mudança
A Casa das Bonecas - Parte 2

Sabem da LEI, a MINHA lei. Ainda assim a desafiaram de maneira irresponsável. Acharam que poderiam se esconder de MIM?

Depois de conhecer sua avó, Rose volta aos Estados Unidos e vai em busca de seu irmão, Jed, que há anos não se tem notícia. Por ela ser a nova vórtice, Sandman a mantém sob vigilância constante na esperança de que pesadelos desaparecidos fossem a seu encontro.

Comentários: aos poucos a trama principal do arco vai se encaixando. Nessa edição começamos a ter pistas sobre o que seria o vórtice aberto na pessoa de Rose. Aparentemente se trata de uma intersecção entre o mundo dos sonhos, dominado por Morpheus, e a realidade. Tentando se aproveitar dessa situação descobrimos que os pesadelos desaparecidos se apoderaram da mente do irmão de Rose, Jed, para poderem se aproximar dela. Também há a participação de Coríntio, outros dos pesadelos desgarrados, numa perturbadora (e bem retratada) passagem.

Descobrir o sentido da trama e suas nuances não vem de graça, Sandman tem exigido um esforço incomum do leitor. Somente com uma leitura atenta e ligada nos detalhes artísticos é possível apreciar a integralidade da obra. Todavia, se engana quem achar que todo esse esforço retira o prazer da leitura, ao contrário, tem sido muito recompensadora essa leitura diferenciada que a série exige. A arte de Dringenberg e Jones III completa bem o roteiro de Gaiman, sendo de uma criatividade gráfica impar, dado os diversos conceitos abstratos retratados na trama.

O final da edição não poderia ter um gancho melhor. É a segunda vez até agora na série que Morpheus veste sua armadura e parte para o confronto. Apesar de ser apenas o começo da série, a personalidade de Morpheus está muito bem definida e seus acessos de cólera invariavelmente tem sido pontos altos. Dessa vez sua fúria é direcionada contra os pesadelos que se apoderaram da mente de Jed. A próxima edição promete.

Sandman #11
**** (8,5)
DC Comics | dezembro de 1989
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Mike Dringenberg e Malcolm Jones III
Cores: Zylonol

Nenhum comentário:

Postar um comentário