domingo, 9 de dezembro de 2012

[Maratona Sandman] Sandman #12

Brincando de Casinha
A Casa das Bonecas - Parte 3

"Ohhh, humanidade, como eu a adoro! Vocês, humanos, jamais deixam de me surpreender."

Nessa edição conhecemos Hector, o auto-proclamada novo Sandman que, com a ajuda dos pesadelos desgarrados Bruto
e Glob, moram na mente de Jed. Descoberta a localização deles, Morpheus vai ao seu encontro.

Comentários: fugindo um pouco do foco das edições anteriores, deixamos de acompanhar mais a empreitada de Rose em busca de seu irmão Jed e passamos a descobrir como os pesadelos Bruto e Glob se instalaram na mente do garoto. Evidentemente Sandman, tão logo soube da farsa que se instalara pelo seus pesadelos subordinados, partiu para o embate.

Por outro lado, mais importante que isso, é que a edição nos apresenta Lyta, esposa de Hector e que se encontra grávida. No final, descobrimos que Hector é apenas um fantasma usado de lacaio pela dupla de pesadelos e que Lyta está, na verdade, esperando um filho de Morpheus, fato que ainda trará muitas consequência no futuro da série. No mais, essa edição trouxe apenas rápidas inserções do núcleo de Rose e de Coríntio. 

A Casa das Bonecas até aqui vem diferenciando muito do arco anterior, seja pela arte empregada (que no início era muito mais sombria), seja pelo próprio desenrolar da história, que agora é mais incerta e imprevisível. Quanto a qualidade, não é recomendável avaliar a edição isoladamente, antes que do epílogo do arco. Contudo, se mostra evidente desde já que a série ainda está tentando achar a identificação pela qual marcou a história nos quadrinhos. Gaiman exige muito da fidelidade do leitor, para que a mitologia que paulatinamente vai sendo construída seja apreendida no tempo certo. Sem pressa, nem precipitações.

Nessa edição, não temos a arte de Dringenberg e o artista convidado é Chris Bachalo, ainda em início de carreira e que mais tarde desenharia séries como Os Vingadores e X-Men.

Sandman #12
**** (8,0)
DC Comics | janeiro de 1990
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Chris Bachalo e Malcolm Jones III
Cores: Zylonol

Nenhum comentário:

Postar um comentário