segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

[Maratona Sandman] Sandman #14

Colecionadores
A Casa das Bonecas - Parte 5

"Um pesadelo criado para ser as trevas e o medo das trevas em todo coração humano. Um espelho negro feito para refletir tudo que a humanidade recusa a confrontar em si."

No hotel em que estão hospedados Rose e Gilbert está se realizando anonimamente a primeira convenção de assassinos em série, que contará com a participação de Coríntio, o pesadelo desertor criado por Sandman e que está mantendo o irmão daquela preso.

Comentários: depois de uma pausa na história central desse arco, Gaiman dá continuidade a busca de Rose por seu irmão e de Morfeus por Coríntio. Desde o início, a história foi claramente caminhando para um encontro entre esses dois núcleos. Coríntio sequestrou Jed e Rose está hospedada no hotel em que aquele está também hospedado.

Antes de explorar tal conflito, Gaiman nos apresenta uma ideia tão perturbadora quanto interessante: a da realização de uma convenção de assassinos em série, evento em que os mais perigosos elementos discutirão sobre suas motivações, anseios e dificuldades dessa doentia atividade. 

Contudo, essa informação não nos é dada de forma prévia. Na fachada do hotel, indica-se a realização da convenção de cereais. Depois vemos o organizador do evento se desdobrando para fazer que tudo no evento ocorra como o planejado. Todos ali agem como pessoal normais e até agradáveis. Somente aos poucos o leitor vai suspeitando do evento. Suspeitas essas que são definitivamente confirmadas com a chegada de Coríntio ao hotel. Nesse momento em que a página de créditos é apresentada, acompanhada de uma deslumbrante arte de Dringenberg e Jones (imagem ao lado).

Foi o companheiro de viagem de Rose, Gilbert, que sente que há algo errado naquele hotel em que estão hospedados e recomenda a ela que chame Sandman caso algo lhe aconteça. Não demora muito para que isso aconteça e desenrolasse o confronto definitivo entre ele e Coríntio.

Pesando no clima sombrio, Gaiman nos apresenta uma história fortemente calcada no medo, que entra um dentro da cabeça de assassinos em série e lhe revela suas neuroses e distorções. Apesar do pouco espaço disponível, o perfil de cada um é delineado com clareza. Houve espaço ainda para contar uma sinistra versão de Chapeuzinho Vermelho narrada por Gilbert.

Apesar de ter cara de final de arco, a história se concluirá na próxima edição.

Sandman #14
**** (8,5)
DC Comics | abril de 1990
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Mike Dringenberg e Malcolm Jones III
Cores: Zylonol

Nenhum comentário:

Postar um comentário