quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Y - O Último Homem: Volume 1 - A Extinção

Aproveitando o lançamento do último (e inédito) volume da série mês passado pela Panini, publico aqui a resenha do primeiro volume já escrito há algum tempo e recentemente encontrado.

---


Publicada originalmente em setembro de 2002, Yorick dá início à sua saga com o arco Extinção. Compreendendo as edições 1 a 5, Extinção mostra as consequências imediatas da suposta praga que dizimou todos os homens da Terra, inclusive os animais machos. Os únicos sobreviventes são o ilusionista Yorick Brown e seu macaco de estimação Ampersand. Esse é ponto de partida de toda a série que foi concluída da edição 60, recentemente publicada no Brasil.

Quem assina o roteiro é o ótimo Brian K. Vaughan (Ex-Machina, Leões de Bagdá) e a arte ficou por conta de Pia Guerra, ambos criadores da série.  Logo no primeiro número, é perceptível a ótima combinação entre os dois, que imprimem na série um ritmo agradável e dinâmico. O primeiro contato do leitor com a série é arrebatador. Dificilmente alguém lerá a primeira edição, sem ficar tentado a continuar. Está aí a principal preocupação dos criadores nesse primeiro arco: conquistar o leitor. Apostando em um roteiro ousado e em uma arte “limpa” e detalhada, a revista entrega um arco quase impecável.

É possível notar o uso de recursos tipicamente cinematográficos, como ação simultânea em diversos pontos do mundo, e a constante presença de referências a cultura pop, em grande parte saídas de Yorick. Tudo isso ajuda o leitor a se identificar com a série e seus personagens.

Aos poucos, e não sem pouco impacto, somos introduzidos a outros personagens, como a mãe de Yorick, a congressista  Jennifer Brown, sua irmã, Hero, além da Dra. Mann, responsável para estudar Yorick e seu macaco e assim descobrir os mistérios da extinção do cromossomo Y, e a agente 355, encarregada de proteger Yorick.

Na empreitada em busca de respostas, o grupo composto por Yorick, Ampersand, Agente 355 e Dra. Mann, cai na estrada em direção ao laboratório reserva desta, já que o principal foi incendiado por soldados israelenses que, orientada por uma misteriosa interlocutora, estão em busca do último homem da Terra.

Extinção foi publicada no Brasil pela Panini em 2009 num único encadernado, em uma edição digna e a preço acessível (R$16,90), o que refletiu nos bons números de vendagem, justificando assim a longevidade da revista, que vinha de dois cancelamentos (pela Opera Graphica e pela Pixel).

Y - The Last Man #1 a #5
***** (9,0)
Vertigo | setembro de 2002 a janeiro de 2003
Panini Comics | setembro de 2009
Roteiro: Brian K. Vaughan
Arte: Pia Guerra
Arte-Final: José Marzan Jr.
Cores: Pamela Rambo

Nenhum comentário:

Postar um comentário