sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

[Maratona Sandman] Sandman #17

Calíope
Terra dos Sonhos - Parte 1

"Quer ideias? Quer sonhos? Quer histórias? Então ideias você terá. IDEIAS EM ABUNDÂNCIA.

Calíope é uma das nove musas existentes e desde 1927 ela é mantida presa pelo escritor Erasmus Fry, que a usa e viola como forma de manter a inspiração. Envolvida em uma barganha ela passa a ser aprisionada por outro escritor, que passa a usá-la com as mesmas intenções de Fry. É nesse  até que ela decide procurar ajuda de Morfeus, com quem já se relacionou no passado.

Comentários | Calíope é a primeira história de Terra dos Sonhos, arco composto por quatro partes onde serão contadas histórias únicas e independentes entre si. Iniciando essa nova fase de Sandman, acompanhamos a história de uma das nove musas da mitologia grega: Calíope.

Já havia comentado sobre a costumas qualidade das histórias fechadas em Sandman. Gaiman se vira muito bem dentro da limitação de páginas imposta e não decepciona, sempre entregando ótimas histórias. Em Calíope ele novamente trabalha com a mitologia da série e agrega novos elementos a ela, como o romance pregresso (e até agora mal explicado) entre Morfeus e Calíope. Há menção ainda da existência de um filho entre eles, mas isso não chegou a ser abordado, ficando, portanto, apenas como um gancho para edições futuras.

Como história nenhuma na série é contada por acaso, pode-se considerar que a edição serve justamente para sermos introduzidos no relacionamento complicado entre Morfeus (Oneiros, para a musa) e Calíope. É possível fazer um paralelo entre os dois, ao passo que ambos foram vítimas da ambição humana, sendo aprisionados e mantidos refém por um longo tempo. E esse cativeiro os mudou definitivamente. Morfeus ficou claramente mais compassivo, fato que em muito surpreendeu Calíope, que não contava com sua ajuda.

Nessa edição quem está assinado a arte é Kelley Jones e Malcolm Jones III, que continua fazendo um ótimo trabalho de arte-finalista, mantendo, apesar da troca de desenhistas, o mesmo tom gráfico das edições anteriores. Dringenberg retorna na edição 21.

Sandman #17
***** (9,0)
DC Comics | julho de 1990
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Kelley Jones
Arte-Final: Malcolm Jones III
Cores: Daniel Vozzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário