domingo, 20 de janeiro de 2013

[Tirando o Pó da Coleção] O Melhor do Homem-Aranha #1

A coleção O Melhor do Homem-Aranha que a Abril lançou a partir de dezembro de 1996 durou quatro edições e tinha a proposta de cobrir a fase de Todd McFarlane nos desenhos da revista The Amazing Spider-Man.

O compilado da Abril vai da edição 298 até a 305 da The Amazing Spider-Man. A Panini lançou um encadernado semelhante com as mesmas edições em maio de 2007, mas em condições muito melhores que os dos formatinhos.

Ainda assim, o lançamento da revista foi uma decisão bastante feliz da Abril na época, pois McFarlane foi um dos artistas que melhor retrataram o herói, marcando época ao desenhá-lo. Ele imprimiu diversas inovações no personagem, entre elas esta as posições mais acrobáticas que o heroi passou a fazer, algo semelhante ao modo de andar das aranhas. O seu legado foi quase revolução gráfica do personagem. O estilo do desenhista passou desde então a pautar a forma como o aracnídeo passou a ser desenhado, com implicações que se faz sentir até hoje.


Foi durante sua fase diante da revista que surgiu um dos vilões mais marcantes de Homem-Aranha: Venom. Pode-se considerar ele como o criador visual do vilão, ditando definitivamente sua forma, e é em O Melhor do Homem-Aranha #1 que é publicada a saga em que ele deu ás caras pela primeira vez.

Nessa época o argumento estava a cargo de David Michelinie e retratava um Peter Parker recém-casado com Mary Jane. Esta era uma cobiçada modelo enquanto ele não passava de um mero free-lancer do Clarín Diário.

A disparidade no prestígio da ocupação de cada não deixou de ser abordada, nem os percalços comum de casais de primeira viagem. Enquanto tentava lidar com tais questões, Peter Parker ainda precisava lidar com os problemas no emprego, além das aventuras como Homem-Aranha. Realmente não era pouca coisa e, por isso, não deixa de bater uma certa nostalgia dessa fase em que Peter era retratado em sua fase adulta, com responsabilidades à altura de sua condição. As tramas não eram tão infantilizadas quanto às atuais. Hoje atravessamos uma fase em que a equipe criativa subestima o leitor apresentando histórias bastante rasas.

Por isso, revisitar os clássicos é uma ótima opção diante da finalização de The Amazing Spider-Man na edição 700 pela Marvel. Considerando as condições em que a finalização da série se deu, o futuro do aracnídeo pode ser tão negro quanto o uniforme de Venom.


O Melhor do Homem-Aranha #1
**** (7,5)
Marvel | março a setembro de 1988
Abril | dezembro de 1996
Roteiro: David Michelinie
Arte: Todd McFarlane

Nenhum comentário:

Postar um comentário