domingo, 6 de janeiro de 2013

[Tiradas Nona Arte] Wood & Stock | Angeli

Criado por Angeli nas páginas do jornal Folha de S. Paulo, onde publicou a maioria de suas tiras, Wood & Stock marcou época nos quadrinhos brasileiros. Juntamente com diversos outros personagens criados pelo autor, como Os Skrotinhos, Luke e Tantra, Rê Bordosa, Wood & Stock foi produzido principalmente entre 1987 e 2001. 

Observando todos as séries criadas por ele, pode-se concluir que Angeli se especializou em contar histórias que retratam a vida boêmia e cotidiana da capital paulista. Seu estilo tem muito do underground de artistas como Robert Crumb, Wolinski e Jean Marc Reiser (1941-1983), que chegou a conhecer e o influenciou decisivamente. Essa influência parece bastante clara em Wood & Stock, cuja filosofia se apoia bastante na contra-cultura vista principalmente entre as décadas de 60 e 70. Enquanto para Crumb às referência musicais eram do blues, aqui o rock é a principal fonte de referência.























A galeria de personagens criados por Angeli é grande e todos eles refletem a forma de Angeli de aliar muito bom humor com crítica social. Toda sua trajetória em charges políticas se faz notar em sua obra. Mas Wood & Stock esse toque é mais leve e descompromissado. Longe deles serem compostos de personagens rasos. A questão é que a série não cai no erro de resvalar para o ativismo ideológico, levantar bandeiras ou nada que o valha. Wood & Stock querem ouvir apenas boa música e viver suas vidas em paz.

Em 2006 a tira ganhou uma adaptação cinematográfica em forma de animação. Dirigido por Otto Guerra, o filme tem a participação de outro personagem importante de Angeli, Rê Barbosa, e recebeu avaliações mornas da crítica, posto que não teria atingido o humor e crítica social contida nas tiras. De qualquer forma, a adaptação demonstrou a força da série mesmo após anos depois de ser interrompida por Angeli.








Algumas editoras lançaram álbuns compilando as tiras da série. A mais atual é Wood & Stock - Em Algum Lugar do Passado, lançado em 2008 pela L&PM Pocket. A Devir chegou a compilar algumas tiras em 2004 no álbum Wood & Stock - Psicodelia e Colesterol. Por fim, dentro da coletânea Tipinhos Inúteis, que compilava tiras dos principais personagens de Angeli, lançado pela Circo Sampa entre 1991 e 1992, há três volumes dedicados a Wood & Stock.



Site oficial Angeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário