segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

[Review] Assunto de Família | Will Eisner

"Famílias são fisicamente indistinguíveis umas das outras. Elas não usam insígnias. Elas são, afinal de contas, unidades tribais cujos membros estão lá graças a um evento biológico. E elas são unidas por um núcleo magnético que, ás vezes, não parece ser amor ou lealdade." Anônimo


É com esse pensamento que se inicia a última graphic-novel de Will Eisner a ser publicada no Brasil. Na obra, lançada em 1998 nos EUA, acompanhamos os preparativos de uma família desunida para a celebração dos 90 anos do seu patriarca. Mas as intenções não são tão nobres quanto aparenta.

Desde o início da trama vemos que trama de uma celebração por interesse, todos estão mais interessados na herança do velho e querem cair nas graças do velho. Os filhos dele são inimigos entre si, cada está mais interessado inferiorizar o outro e levar vantagem em seu quinhão na herança. Se algumas família se unem por amor ou lealdade (como a frase da obra sugere), esta se reuniu buscando se arranjar às custa do pai e dos irmãos.

Juntos o pior de cada um deles vem a tona, revelando um passado de intrigas, rixas, traição, ganância, incesto e coisas ainda piores. Eisner cria aqui um cenário familiar esfacelado, pessimista e não poupa ao pintar a sua concepção de que é capaz uma família desestruturada.



Em si, Assunto de Família apresentada um história curta, mas não por isso ligeira nem rasa em seu conteúdo. Eisner foi preciso em sua retratação, não descuidando do apuro técnico e narrativo que lhe é peculiar. Exaltar a qualidade das obras de Eisner chega a ser redundante, por isso não vou aqui tentar convencer o leitor da importância da obra ou recomendar a leitura. Tudo isso está subentendido quando se fala em Will Eisner. Conhecer sua obra é tarefa obrigatória para todo fã de quadrinhos.

A versão brasileira foi lançada pela Devir em 2009, recebendo um tratamento editorial padrão, sem extras.

Assunto de Família
A Family Matter
**** (8,5)
Will Eisner, 1998
Devir | outubro de 2009
80 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário