terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

[Review] Vampiro Americano #26-27: Os Notívagos

Publicado no Brasil em Vertigo #36-37


Calvin Poole é um dos soldados a serviço da organização Vassalos da Estrela da Manhã e se tornou um vampiro americano graças depois de entrar em contato com o sangue de Pearl Jones. Ao chegar na pequena cidade de Midway, Alabama, onde seu irmão se apresentará com a banda Os Notívagos, ele logo se dá conta de uma grave ameaça ronda o lugar.

Comentários | Como é de costume na série, logo após os arcos longos são apresentadas histórias periféricas sobre personagens secundários, sempre com a participação de artistas convidados. Em Os Notívagos, história dividida em duas edições, os desenhos da primeira parte estão sob a batuta do brasileiro Roger Cruz (Uncanny X-Men), que apresenta um traço semelhante ao de Rafael Albuquerque. Desse modo, e graças também ao bonito trabalho de cores de Dave McCaig, a identidade artística da série se manteve preservada. Contudo, na edição seguinte, Ricardo Burchielli (ZDM) assumiu a arte e acabou não fazendo um bom trabalho dentro do perfil exigido pela  série.

Apesar de fora do núcleo principal da série, os eventos dessa história retomam acontecimentos anteriores e que podem passar batido para o leitor. Calvin Poole é um vampiro americano, cuja transformação foi mostrada no arco Guerra Fantasma. Ele é taxonomista, profissional em catalogação de eventos e objetos, e está a serviço da organização Vassalos da Estrela da Manhã para a localização de novas espécies de vampiros. Ao seguir seu irmão até até Midway, no Alabama, onde este está excursionando com sua banda, ele descobre a existência de espécie desconhecida de vampiros que aterroriza a cidade.

A trama consiste no tradicional spin-off que geralmente é inserido nas séries regulares longas da Vertigo. Y - O Último Homem, Ex-Machina Escalpo são exemplos de séries que imprime essa mesma dinâmica em suas edições, geralmente alcançando bons resultados com ela. Ao voltar os olhos para tramas secundárias dentro da série, o leitor se sente mais envolvido com a mitologia da série, além de servir como uma oportunidade para os criadores da série de atarem algumas pontas soltas.

Em Os Notívagos o personagem Calvin Poole é apresentado ao leitor com mais vagar, pois ele terá participação importante no próximo arco da série, A Lista Negra, conforme ficou claro ao final da edição 27, quando mostra Pearl ao telefone no lugar em que Henry foi assassinado. A propósito, o final da edição, somado ao final do arco Corrida Mortal, conseguiram fazer um bom gancho para o próximo arco, prometendo manter o bom nível até agora apresentado pela série.


Vampiro Americano #26-27: Os Notívagos
**** (7,5)
Vertigo | abril e maio de 2012
Panini | novembro e dezembro de 2012
Roteiro: Scott Snyder
Arte: Roger Cruz e Ricardo Burchielli
Cores: Dave McCaig

Nenhum comentário:

Postar um comentário