segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

[Maratona Sandman] Sandman #21

Estação das Brumas
Um Prólogo

"As trilhas se bifurcam e se dividem. A cada passo, você faz uma escolha, e toda escolha resulta em trilhas futuras. No entanto, no fim de uma vida de caminhadas, você pode olhar para trás e ver apenas uma única trilha se estendendo às suas costas; ou olhar para frente e ver apenas trevas."

Destino é o mais velho dos Perpétuos e é o detentor do livro em que está traçado o futuro de todos os seres. Enquanto caminhava pelo seu jardim, ele recebe a visita das Mulheres Acidentadas, que lhe enuncia uma grande profecia. Visando cumprir as escrituras, Destino convoca uma reunião entre todos os Perpétuos, com a exceção de um ainda não revelado. Instigado por Desejo e Morte, Morfeus anuncia que descerá até o inferno com o intuito de corrigir uma grande injustiça de sua parte: resgatar Nada, amor antigo que foi condenada por ele a padecer no inferno.

Comentários | Um novo arco se inicia em Sandman e, logo de início, já é possível vislumbrar o que vem pela frente. Morfeus descerá novamente ao inferno para enfrentar Lucífer. No primeiro arco, tivemos a oportunidade de testemunhar o primeiro embate entre eles. Morfeus estava a procura do seu elmo e Lucífer ansiava por poder aprisioná-lo. Mas o Rei dos Sonhos levou a melhor e Lucífer prometeu que não levaria a pior no próximo encontro. Pois bem, tudo leva crer que o momento chegou.


Esse prólogo é bastante interessante pois revela detalhes até agora inéditos sobre a mitologia da série. A começar pela participação inédita dos perpétuos Destino e Delírio. Desespero e Desejo fizeram participação no arco Casa de Bonecas e Morte já pode ser considera a co-estrela da série. A despeito disso, todos os Perpétuos ganharam uma espécie de profile dentro da edição, revelando sua função e características principais. Tão didático quanto natural, dado que não prejudicou o ritmo de leitura.

Ao reunir os Perpétuos em um mesmo ambiente saltou os olhos o relacionamento que existe entre eles. Entre Morfeus e Desejo há uma forte rivalidade; com Morte, Sandman desfruta de amigável cumplicidade. Delírio tem potencial pra assumir o papel de elemento surpresa, tamanha a instabilidade em que se manifesta.

A edição 21 é a primeira do segundo volume de Sandman - Edição Definitiva lançado pela Panini. Na introdução, assinada por Alisa Kwitney (ex-editora-assistente de Sandman e romancista), ela faz uma consideração pertinente para essa Maratona que semanalmente publico: "Esqueça todas as conjurações elaboradas, assim como a análise contextual, finja que você nunca leu isto aqui e vá ler uns gibis muito bons". É precisamente com esse espírito que escrevo toda semana essa coluna. Faço minhas análise a partir da primeira leitura, tentando manter de lado tudo aquilo que sei da série de fora, como se cada edição tivesse lançada recentemente. Penso que assim, a série manterá seu frescor e evitarei opiniões recicladas e replicadas indefinidamente.

Sandman #21
***** (9,0)
DC Comics | novembro de 1990
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Charles Vess
Cores: Steve Oliff


Nenhum comentário:

Postar um comentário