domingo, 3 de fevereiro de 2013

[Tirando o Pó da Coleção] Superman - Godfall, O Fim dos Deuses

Superman está de volta a Krypton. Sem se lembrar de sua vida de super-herói na Terra, Kal-El vive uma vida simples de burocrata do governo kryptoniano casado com a alienígena Lyla. Não demora muito para que graves suspeitas recaiam sobre o ambiente em que vive, fazendo-o a questionar quem realmente é. 

Comentários | Godfall foi uma minissérie lançada em 2004  e que se estendeu na época pelas revistas Action Comics, The Adventures of Superman e Superman. Dividido em seis partes, o arco serviu transição para uma nova fase do herói. Em si, a trama é bastante curiosa. Como o Superman estaria se Krypton não tivesse sido destruída e ele ainda vivesse por lá? Aparentemente, após os acontecimentos das edições anteriores (em que Superman enfrenta Brainiac no futuro), Superman foi atraído por uma dimensão no espaço-tempo em que sua terra natal ainda existe e ele não passa de um mero burocrata, ignorante de que em algum momento tenha sido um super-herói em outro planeta.

Com essa premissa no mínimo interessante, Godfall começa a sua trama mostrando Superman sem poderes e casado com uma alienígena, Lyla. Conforme a trama vai avançando e revelando que algo está muito errado nessa Krypton.

O leitor precisa estar plenamente consciente da cronologia do herói, sob pena que a história perder completamente o sentido. Foi considerando esse fato que a edição da Panini vem com uma boa introdução, contando os acontecimentos anteriores que serão relevantes para o entendimento da trama. Entre eles, ficamos sabendo da viagem para o futuro que o herói fez para enfrentar Brainiac, fazendo-o que se perdesse no tempo, entre inúmeras realidades. 

A despeito dessa dificuldade cronológica (um dos principais aspectos que afastam a entrada de novos leitores no mercado, seja lá qual for o herói em questão), a edição pode ser muito bem apreciada, mesmo para aqueles que não sabem ou não se recordam das histórias que precede Godfall, ao passo que os acontecimentos importantes nos é fornecido de antemão. 

Roteirizado por Joe Kelly (Liga da Justiça da América) e Michael Turner (Witchblade), que também assina a arte juntamente com Talent Caldwell, Godfall tem um bom ponto de partida e explora uma temática que costuma render bons frutos na série: Superman e Krypton. No entanto, a conclusão é decepcionante. Longe de ser uma das melhores histórias de Superman, chega até ser uma boa pedida diante da sua atual fase dentro dos Novos 52. 

Superman – Godfall, O Fim dos Deuses
**** (7,0) 
DC Comics | abril e maio de 2004 
Panini Comics | agosto de 2005 
Roteiro: Joe Kelly e Michael Turner
Arte: Talent Caldwell

Ordem de leitura: Action Comics 812 / The Adventures of Superman 625 / Superman 202 / Action Comics 813 / The Adventures of Superman 626 / Superman 203
Link Guia dos Quadrinhos: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário