sexta-feira, 1 de março de 2013

[Review] Batman #9: A Noite das Corujas / A Queda da Casa Wayne - Parte 1

Publicado no Brasil na revista Batman #9


A Mansão Wayne foi invadida por uma implacável horda de Garras. Pego de surpresa pelo ataque, Batman precisa ser bastante inventivo para conseguir combatê-los, inclusive recorrendo à uma moderna armadura e ao apoio tático de Alfred. Na sequência dessa história, conhecemos a origem da maldição da Mansão Wayne, e talvez da própria família, pelo relato dado por Jarvis Pennyworth, pai de Alfred e que também servia a família.

Comentários | O evento A Noite das Corujas conhece o seu ápice com essa história de mesmo nome na principal revista da linha. Scott Snyder se apresenta bastante a vontade em escrever sobre as origens de Batman e de mexer com a sua mitologia. O roteirista, inclusive, toma a liberdade de mostrar ao leitor um herói mais mental, menos físico e dependente de tecnologia para levar a melhor. Essa característica já é evidente desde o início dessa nova fase da revista, remontando um pouco aos áureos tempos que Batman era um detetive.

Quando não está lutando pela vida, tentando superar a poderosa investida da Corte das Corujas, Batman mergulha nas origens da cidade e de sua própria família para compreender com que tipo de ameaça está lidando.

O título leva a responsabilidade de ser o carro chefe do crossover A Noite das Corujas que se estende por todas as revistas da bat-família, de modo que faz várias referências à acontecimentos que foram retratados nelas, como à invasão ao Asilo Arkham e o ataque ao diretor Lincoln March (retratado na Detective Comics #9), bem como também aparições ligeiras de Batwoman e Asa Noturna.

A exemplo da edição anterior, esta também vem com uma história complementar escrita por Snyder e James Tynion IV e belamente desenhada por Rafael Albuquerque. Dividida em quatro partes,  a trama traz a misteriosa narração do pai de Alfred, Jarvis Pennyworth, em que conta o mistério que cerca a Mansão Wayne e a própria família.

É o destaque da edição, posto que traz muito mais conteúdo e tensão em suas 10 páginas do que nas 21 da história principal. Snyder parece querer com essa trama preencher algumas lacunas deixadas na revista principal, ao passo que ela vai retratar o quão antiga é a ameaça da Corte das Corujas. Apesar de sempre ficar expresso que a Corte existe desde os primórdios de Gothan, pouco foi retratado sobre como essa influência histórica teria se dado. Por isso, ao criar essa no passado vem suprir a carência de maior verossimilhança cronológica do arco atual. Ponto para Snyder, que vem se preocupando bastante em respeitar a mitologia de Batman e criar uma história relevante e coesa.


Batman #9: A Noite das Corujas / A Queda da Casa Wayne - Parte 1
**** (7,5)
DC Comics | julho de 2012
Panini | fevereiro de 2013
Roteiro: Scott Snyder e James Tynion IV
Arte: Greg Capullo e Rafael Albuquerque
Arte-Final: Jonathan Glapion


Nenhum comentário:

Postar um comentário