sexta-feira, 8 de março de 2013

[Review] Ex Machina: Truques Sujos

Depois de um grande esforço político por parte de Mitchell Hundred, Nova York sediará a convenção republicana para a escolha do próximo candidato do partido para presidente. O evento contará com a controversa participação do então atual presidente, George W. Bush. Ás vésperas do evento, uma antiga fã da Grande Máquina decide promover uma série de atos de repúdio à visita do presidente, inspirando-se nos métodos e trajes outrora usados pelo seu ídolo.

Comentários | Esse encadernado trouxe um arco mais curtinho, liberando espaço para a publicação do especial Ex Machina: Masquerade Special, ou Baile de Máscaras, segundo a tradução brasileira. Em Truques Sujos vemos uma antiga fã da Grande Máquina, se não assumindo a identidade do heroi, mas se inspirando nele para dar vazão ao seu protesto político. Isso pelo menos é o que parece ser no início da trama. No final, fica a impressão de que tudo não passou de uma forma de chamar a atenção de Mitchell pra ela e assim poder realizar o sonho de encontrá-lo pessoalmente.


Conforme as edições vão se passando, percebe-se que o tema da sucessão de Mitchell vai ganhando importância. As primeiras costuras políticas já vão sendo elaboradas, tudo para viabilizar o grande sonho do atual prefeito: assumir a presidência dos EUA. Inclusive, esse sonho veio de uma visão que ele teve durante a visita que fez ao papa no arco passado. Mas, como não havia deixar de ser, muita resistência será feita em sentido contrário. 

A título de mero palpite, penso que a audiência com o representante do partido republicano no final da edição #39 tenha ocorrido com a intenção de tirar Mitchell da corrida ao cargo. Nada mais conveniente aos interesses republicanos do que afastá-lo ao oferecer um cargo nas Nações Unidas. Enfim, como já disse, é apenas um chute tomando por base as minhas primeiras impressões.

Após Truques Sujos, é apresentado o especial Baile de Máscaras. A arte ficou por conta de de John Paul Leon (Terra X), que, por sinal, ficou muito boa, apesar do choque inicial por ser bastante diferente da arte de Tony Harris. 


Ex Machina: Truques Sujos
Ex Machina #36-39 e Ex Machina: Masquerade Special
**** (8,0)
Wildstorm | junho de 2008 a janeiro de 2009
Panini | junho de 2012
Roteiro: Brian K. Vaughan
Arte: Tony Harris e John Paul Leon
Arte-Final: Jim Clark e JD Metler

Nenhum comentário:

Postar um comentário